2º SIMPÓSIO PARANAENSE
DE SAÚDE PÚBLICA E COLETIVA

Normas e orientações aos autores para Apresentação de Trabalhos

Período para inscrição de trabalhos: 15 de julho a 17 de setembro de 2023

A Mostra tem como objetivo contribuir para a divulgação do conhecimento científico produzido e das experiências exitosas realizadas, em sintonia com a convocatória do 2º Simposio Paranaense de Saúde Publica e Coletiva.

Os trabalhos submetidos deverão fazer parte obrigatoriamente de um dos 8 Eixos Temáticos.

ET1 Políticas Públicas, Gestão e Avaliação na Saúde
ET2 Educação e Formação em Saúde
ET3 Atenção Primária em Saúde
ET4 Participação Comunitária e Controle Social em Saúde
ET5 Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação em Saúde
ET6 Direito em Saúde, saúde Global, Bioética
ET7 Promoção, Prevenção e Vigilância em Saúde
ET8 Integralidade do Cuidado

O período para a submissão de trabalhos será de 15 de Julho a 24 de setembro de 2023.

A inscrição dos trabalhos será feita exclusivamente, via internet, na página do evento, onde são informadas as “normas para submissão do resumo”.

Serão aceitos no máximo 3 (três) trabalhos por autor principal. Cada trabalho poderá ter no máximo 6 (seis) autores (1 autor principal + 5 coautores).

O autor responsável pela submissão do trabalho deverá necessariamente estar com a inscrição no evento concluída. A inscrição do trabalho só estará confirmada mediante o efetivo pagamento do boleto de inscrição.

A coordenação geral da Mostra estará sob a responsabilidade de uma Comissão Científica constituída pelos coordenadores dos 8 Eixos Temáticos, diretores, convidados e terá um coordenador e um vice-coordenador.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS

Os trabalhos aprovados para a Mostra deverão elaborar e encaminhar por meio eletrônico pôster que será utilizado como base para apresentação, conforme as seguintes normas:
 

1. Ser apresentado em formulário eletrônico;

2. Preencher todos os campos do resumo, não inserir ilustrações como gráficos, tabelas ou outros recursos visuais e nem referências bibliográficas;

3. Trabalho acadêmico: introdução, objetivos, método, resultados/discussão e conclusões.

4. Relato de experiência: caracterização do problema, justificativa, objetivos, descrição da experiência, reflexão sobre a experiência e recomendações.

5. Indicar um dos eixos temáticos;

6. Conter no máximo 2.500 (dois mil e quinhentos) caracteres contando os espaços;

7. O resumo deverá conter de 3 a 5 palavras-chave, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (www.bvs.br);

8. O texto deverá ser digitado sem parágrafos, de acordo com a norma culta e a nova ortografia da língua portuguesa (recomenda-se realizar a revisão ortográfica do software de edição antes do envio) ; fonte Arial 12.

9. Os autores devem dar atenção à redação, revisão e adequação do texto. Os resumos aprovados NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão Científica do evento e, se forem publicados, constarão nos Anais do evento na forma como submetidos, sendo de exclusiva responsabilidade dos autores a correta redação durante o prazo de submissão, pois não será possível fazer correções posteriores.

10. Cada autor deverá indicar se deseja ou não participar do Prêmio Inova Saúde Paraná;

11. Cada resumo será analisado por um avaliador, que emitirá notas segundo os seguintes critérios:

CRITÉRIOS DE ANÁLISE

A análise dos resumos para Pesquisas Científicas – Trabalhos originais, de revisões e estudos de caso, deverá levar em consideração:

1. Aderência ao eixo Temático
2. Relevância do tema
3. A clareza dos objetivos
4. Adequação da metodologia
5. Relevância dos Resultados e discussão

A análise dos resumos para Relatos de Experiências deverá levar em consideração:

1. Aderência ao eixo Temático
2. Relevância do tema
3. Caracterização do problema
4. Descrição da Experiência
5. Efeitos alcançados e Recomendações

Observação: Os resumos que não cumprirem com as exigências descritas acima serão desclassificados.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA O PREPARO DOS RESUMOS.

• O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central e relacionar-se ao eixo temático escolhido;
• O conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica;
• Encadeamento lógico entre as partes do resumo, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor;
• O resumo deve ser escrito de maneira clara, coerente e concisa.
• O resumo não deve conter informações sobre os autores e as instituições envolvidas no trabalho.

NORMAS PARA O PREPARO DO PÔSTER

Os trabalhos aprovados para a Mostra deverão elaborar e encaminhar por meio eletrônico pôster que será utilizado como base para apresentação, conforme as seguintes normas:
 

1. Utilize o “template” em Powepoint (ppt) (clique aqui para download), para formatar os dados do trabalho aprovado para exposição na plataforma digital;

2. O uso do “template” é condição obrigatória para preparação de sua apresentação;

3. Utilize apenas um slide e um arquivo por trabalho;

4. Tamanho mínimo do corpo do texto 32 (NOTA: no caso da utilização de um corpo menor, corre-se o risco de perder a definição em tela);

5. Fonte recomendada: ARIAL;

6. Os autores têm liberdade para separar o texto do pôster em tópicos e acrescentar as Referências ao final;

7. Após preparar sua apresentação no powerpoint (ppt), gere um arquivo de seu trabalho no formato PDF, sendo que este arquivo em PDF não deve exceder 10 megabytes;

8. O autor responsável pela submissão do trabalho deve enviar o arquivo da sua apresentação em arquivo PDF, através da sua Área do Inscrito diretamente no site do evento;

9. Ao salvar o arquivo de sua apresentação, utilize preferencialmente nomes curtos, sem espaço ou acentos;

10. Caso possua mais de um trabalho aprovado, salve com seu nome completo seguido do número 1, 2 ou 3; Ex. (NononoNono. 1.pdf e NononoNono2.pdf);

11. Este pôster digital ficará exposto na plataforma do evento, não terá necessidade de ser apresentado;

12. O autor responsável pelo envio do trabalho deverá necessariamente estar com a sua inscrição no Simpósio concluída. A exposição do trabalho na plataforma digital só estará confirmada com o efetivo pagamento do boleto da inscrição;

13. O autor responsável pela submissão do trabalho deverá enviar o arquivo da sua apresentação em formato PDF, através da sua Área do Inscrito até o dia 10 de OUTUBRO de 2022;

14. Uma vez logado em sua Área de Inscrito, localize no sistema o botão “Anexar Apresentação” para enviar o arquivo da exposição em formato PDF;

15. O ato de anexar o arquivo do trabalho aprovado, autoriza a Comissão Organizadora do Simpósio a publicar ou divulgar o resumo e a apresentação para disseminação da produção científica exposta no Simpósio em plataforma digital, em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral;

16. Todos os trabalhos aprovados, cujos pôsteres forem enviados até a data limite, serão publicados na plataforma digital de apresentação de trabalhos do Simpósio;

17. Em até 30 (trinta) dias após o encerramento do Simpósio será disponibilizado no site do Inesco (www.inesco.org.br) os Anais Eletrônicos da 9ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde, assim como os vencedores do Prêmio Inova Saúde Paraná 2023.

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS INDICADOS AO PRÊMIO INOVA SAÚDE PARANÁ 2023

1. Para os trabalhos indicados, além do envio do pôster até o dia 10 de outubro, faz-se necessário a submissão de um vídeo com apresentação detalhada do trabalho, com duração entre 4 a 5 minutos, que deverá ser entregue até o dia 10 de outubro. O vídeo deve ser gravado de preferência na horizontal, com iluminação adequada, fala clara e sem ruídos.

2. Ao salvar o arquivo de sua apresentação, utilize preferencialmente nomes curtos, sem espaço ou acentos; Ex. NononoNono

3. É necessário que o apresentador do trabalho esteja de forma síncrona no dia 21/10/2023 das 9h às 12h para apresentação do vídeo e posterior discussão do trabalho.

4. Haverá um coordenador na sala que ficará responsável por passar o vídeo enviado e depois, ao final, abrirá para perguntas dos participantes da sala.

plugins premium WordPress